Ethernet Shield W5100 com Arduino Mega2560

Como encaixar a Ethernet Shield W5100 na Arduino Mega2560.

Modelos utilizados:
 * Ethernet Shield W5100 - HanRun HR911105A
 * Arduino Mega2560

Encontrei algumas dificuldades para fazer funcionar a Ethernet Shield na Mega2560, uma delas foi como de como ligar coretamente os pinos das portas SPI 11,12 e 13 que na Atemega2560 as portas SPI são as 50,51 e 52.

A solução que encontrei foi entortar levemente os pinos com um alicate para que não se encaixe na barra de ligação da Mega2560, a imagem abaixo mostra como ficou o encaixe da Ethernet Shield na Mega2560:


A próxima etapa é ligar com jumper as portas 11,12 e 13 da Ethernet Shield nas portas 50,51 e 52 na Mega2560, a sequência de ligação correta é a seguinte:

 Ethernet Shield   ->   Mega2560
       pino 11           ->      pino 51
       pino 12           ->      pino 50
       pino 13           ->      pino 52

 A imagem abaixo mostra como ficou as ligações da Ethernet Shield na Mega2560:


Dica importante:

Para a interface SPI funcionar corretamente o pino 53 não deve ser utilizado na Mega2560, mas deve ser configurado no setup do seu fonte de desenvolvimento da seguinte forma:

void setup{ 
 pinMode(53, OUTPUT);
}

Tente utilizar o exemplo de WebServer para ver se esta tudo funcionando corretamente.

Até o próximo post.

13 comentários:

  1. valeu... tenho um uno funcionando corretamente com a W100. qd conectei na Mega, não fuuncionou. como sou leigo, pensei que havia queimado. vc tem o esquema de ligacões da w100 totalmente na proto, para eu não amassar os pinos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sineir, basta você seguir a ligação dos pinos como se estivesse ligando diretamente na Mega, somente os pinos 11,12,13 da W5100 que devem ser ligados nos pinos 51,50,52 da Mega como no exemplo.

      Excluir
  2. Ja tentei de várias formas e nada dessa coisa funcionar. Se puder ajudar eu agradeço.
    no status da ligação de rede em "enviados" fica sempre zerado no "recebidos" sempre altera. Ja fiz a ligação conforme o explicado e também direto, e nada de funcionar. na serial monitor mostra sempre "server is at 0.0.0.0
    " porem eu estou colocando o ip no programa que vai para o arduino. Alguém tem alguma idéia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Genesio, sempre tente utilizar os fontes disponíveis no próprio software do arduino, um bom exemplo e que funciona é o 'WebServer', esta é a forma mais básica para testar o Ethernet Shield, não esqueça de ligar as portas corretas caso utilize o Mega2560, e no setup configure a porta 53 para output, mas esta porta não é utilizada.
      Segue um vídeo com uma explicação muito boa: http://www.youtube.com/watch?v=qjbME2FhL5E

      Excluir
  3. para funcionar corretamente , basta colocar:


    void setup(){
    pinMode(53, OUTPUT);
    pinMode(10,OUTPUT);
    digitalWrite(10,LOW);
    }
    o pino 10 em nivel zero , habilita o barramento de comunicacao para modo Ethernet .

    ResponderExcluir
  4. dica simples e eficiente.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Estou tendo problemas de conectar meu W5100 no mega, está configuração:

    void setup(){
    pinMode(53, OUTPUT);
    pinMode(10,OUTPUT);
    digitalWrite(10,LOW);
    }
    o pino 10 em nivel zero , habilita o barramento de comunicacao para modo Ethernet .

    É com está alteração nos pinos ou LIGO direto o shield no mega com está alteração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde ArteJose, está configuração foi postada por alguém que nem mesmo se identificou, não sei te dizer se funciona porque também não testei.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelo retorno, estou tendo dor de cabeça para ligar o meu W5100 no MEGA, infelizmente tenho que usar o MEGA no projeto, o UNO que utilizo já chegou no limite de portas, rsrs....

    ResponderExcluir
  8. No caso do mega sobram algumas portas, e não é possível usa-las ? Somente as portas que estão no shield?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível utilizar todas as portas disponíveis tanto do Mega quanto do Shield.

      Excluir
  9. Boa noite,
    Tenho uma questao, eu fiz uma board que tem as ligaçoes do shield do ethernet em que apenas tenho ligado do shield os pinos do mega 10 , 4 , 50 , 51 e 52 vcc GND SCK e outro que nao me lembro do nome ... E o problema é que quando encaixo o shiled nessa placa nao da a comunicaçao e se encaixar diretamente no mega da ...

    ResponderExcluir